sexta-feira, 19 de novembro de 2010

G.R.E.S.V. Mocidade Imperiana de Padre Miguel

Carnaval: parte fundamental de minha essência. Nasci em dia de carnaval, cresci dentro de barracões de escolas de samba junto com meu pai, sempre carnavalesco. Agora é minha vez de dar o recado! Estou assinando o desfile da Mocidade Imperiana: uma escola de samba virtual! ...mas como assim , VIRTUAL? Pode acreditar: é um desfile que já acontece há anos na internet. Saiba mais no site da liga das escolas virtuais - www.liesv.com.br.     ...e saiba mais sobre a Mocidade no blog da escola.

O enredo para 2011 é de minha autoria: "Brasilino, o viajante"
O desfile será em meados do ano que vem. A seguir a sinopse:


   Começa mais uma viagem pitoresca aos confins da imaginação! Na velocidade da internet, nos cabos de fibra ótica, que vêem através do real, o viajante Brasilino estica seus olhos e vislumbra o futuro. Levado pela máquina do sonho, nosso herói é conduzido a um tempo distante; lançado no incrível devaneio do carnaval.

   Como que num delírio de ficção , a nave decola, fazendo girar o relógio do tempo para frente! Guiado pela geringonça maravilhosa, o brasileiro Brasilino viaja até o  futuro de seu país! A brincadeira fantasiada de Momo revela um novo país! Tempo em que as mazelas sociais foram extintas e se fez cumprir a profecia de Pero Vaz de Caminha na certidão de nascimento do Brasil: tudo que foi plantado gerou fruto e flor!

   Brasilino desembarca numa nação poderosa, mas igualitária e fraterna. O gigante havia finalmente despertado para suas potencialidades. As riquezas haviam sido distribuídas com o povo, que andava de mãos dadas com seus representantes. É o  paraíso da igualdade, sem preconceitos; terra da liberdade de credo, de opinião, de ir e vir, do direito respeitado. “ Conseguimos conquistar com braço forte”. É o paraíso da democracia, onde os sistemas públicos são motivo de   orgulho. Não há mais miséria nem pobreza: o Brasil ensina ao mundo como viver melhor! “ O sol da liberdade em raios fúlgidos”, brilha nos céus da pátria a todo instante.

   “Gigante pela própria natureza”, o petróleo jorra como leite; o minério brota da terra e distribui riqueza. O ouro e  prata se encontra em toda esquina. “Do que a terra, mais garrida”. O campo é campeão mundial de grãos e alimenta o mundo inteiro de sonhos e esperança! O Brasil fez do solo um delírio tropical! “Teus risonhos lindos campos tem mais flores; nossos bosques  tem mais vida; nossa vida em teu seio mais amores”

    Brasilino vê um colosso de tecnologia! Exportamos cientistas! Desenvolvemos tecnologia limpa para o mundo! O progresso caminhou e as escolas dão aula de cidadania e criam um legado para as futuras gerações de orgulho e conhecimento sobre seu país e respeito pelo próximo. É o fim do analfabetismo.

   Os  hospitais não tem mais filas: a saúde é tratada com respeito e dedicação. O jaleco branco do doutor é a imagem da obstinação. O médico tem seu trabalho valorizado e dignificado.

   “Ó pátria amada!  Idolatrada! Salve! Salve!”

    Cada brasileiro tem sua casa própria e chovem empregos! A carteira de trabalho assinada é lugar comum! É um país justo, sem presídios, por que não há mais motivo para que eles existam.“Paz no futuro e glória no passado’.

   Brasilino se encanta ao ver os rumos de sua pátria amada. Agora sim, “mãe gentil’! “Berço esplêndido”, “fulguras, ó Brasil, florão da América”.  “E o futuro espelha essa grandeza!”

   “ O lábaro que ostentas estrelado”. Brasilino mira seus olhos para o céu e vê uma gente feliz e orgulhosa de sua força e sabedoria, mas também cordial e valente. O esporte é campeão! “A imagem do cruzeiro resplandece!”
  Ao fim de sua viagem Brasilino vê o Brasil da ecologia; mananciais preservados. O leito dos rios cheios de vida e renovação. Paraíso da biodiversidade, rico e respeitado. A Amazônia, nossa e preservada do mesmo jeito que Deus criou. Nosso herói se encanta com a certeza de que o pulmão do mundo respira em paz, livre da ganância do homem, que ficou no passado. “Terra  adorada! Entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada.”

   No sonho delirante de Momo, Brasilino viaja pelo sonho de ver uma nação feliz, merecedora de seus tesouros, justa e ordeira; digna e dignificante; preservada e de vanguarda. E por que não sonhar com um país assim? Está em nossas mãos fazer acontecer o Brasil dos sonhos de todos os brasileiros.

         Jorge Luiz Silveira


Um comentário:

  1. VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q VAMO, q vamo q vamo!!!

    ResponderExcluir