sábado, 11 de junho de 2011

Desfile da Mocidade Imperiana

Desfile da Mocidade Imperiana do CAESV 2011
"Brasilino: o viajante"


                                       Comissão de frente: “os guardiões do tempo”

A Comissão de Frente representa os grandes oráculos do tempo: sábios e mestres, conhecedores de todas as eras, que abrem os portais do tempo para a viagem de Brasilino rumo ao Brasil do futuro, e para o desfile da Mocidade Imperiana de Padre Miguel.
Em suas mãos trazem ampulhetas, representando seu controle sobre o tempo. Os componentes desenham com sua coreografia o túnel do tempo por onde a escola fará sua viagem rumo ao futuro.
 
                                                      Ala: “Doutores do Tempo”
                                  
A primeira ala trás os cientistas “doutores do tempo”; engenheiros construtores da grande máquina de sonhos que vai atravessar o tempo e, no devaneio carnavalesco, guiar Brasilino ao futuro do Brasil. Essa ala encarna a figura do “cientista louco’, mente genial da criatividade.
 
                                               Destaque de chão: “Brasilino”

Em destaque, a figura de Brasilino: o personagem principal dessa narrativa, que é guiado até o futuro do nosso país para se deparar com uma nova era de modernidade, progresso e igualdade social. A fantasia é uma reinterpretação da alegoria do mesmo personagem representada no abre-alas da escola.
 
                                           Carro Abre-alas: “A Máquina do Tempo”


A primeira alegoria trás a grande “Máquina do Tempo” da Mocidade Imperiana que vai conduzir  Brasilino no grande devaneio carnavalesco até o futuro do Brasil. No centro do abre-alas, a nave tripulada pelo nosso protagonista. Ao longo da composição, engrenagens remetem a dinâmica do funcionamento de um relógio. É a grande “geringonça”, que abre os trabalhos de nosso desfile virtual, pedindo passagem e convidando todos para embarcarem junto conosco nessa viagem! Os destaques do carro representam os auxiliares dos doutores do tempo, que ajudam a fazer a máquina do tempo funcionar.
 
                                                        Ala: “Campeão do Esporte”

Abrindo o setor 2,  o esporte mostra as glórias alcançadas no Brasil do futuro: recordes e medalhas enchem o peito de Brasilino de orgulho ! As argolas olímpicas aparecem na bandeira  que compõe a fantasia.

 
                                                           Ala: “Educação nota mil”

A escola é o templo da educação no Brasil do futuro. Nosso personagem vê crianças bem formadas, instruídas e sadias. Surge uma nova era de respeito e cidadania onde todos  tem direito a informação de qualidade. É o fim do analfabetismo. Quadro negro, esquadro, globo terrestre e lápis de cor: o mundo dos estudantes.


 
                                                   Ala das Baianas: “Terra da Paz”

O Brasil do futuro é o país da tranqüilidade social. Com o fim da desigualdade, nosso país vive uma era de paz e liberdade. Nossas baianas deslizam na avenida como pombas brancas que anunciam a paz do futuro.
O pano da costa trás a bandeira nacional, dignificada pelas velhas mães da Mocidade.

 
                                         Rainha da bateria: “Minha gente vale ouro!”

À frente da “orquestra” de Padre Miguel, nossa rainha vem dando vida as cores da bandeira nacional, valorizando a riqueza humana de nossa nação; um povo que brilha como ouro! 
 
                                                     Bateria: “Guardiões da Saúde”

A bateria vem representando um sistema moderno de saúde, eficiente e humanitário. Os “guardiões da saúde” vestem com orgulho o jaleco branco e fazem seu juramento: não deixar o ritmo do coração de Padre Miguel parar de pulsar forte na avenida!
 
                                              Carro 2: “Brasil em berço esplêndido”

A segunda alegoria mostra a grandiosidade do Brasil do futuro: uma nação forte, igualitária, construída pela força do trabalho de sua gente, de todas as raças, de todas as classes. Os símbolos nacionais resplandecem em meio a sua gente, que ergue o globo celeste da bandeira. A base “dentada” da alegoria se remete ao formato do brasão da República.

                                                         Ala: “Fartura no Campo”

No futuro, Brasilino se depara com uma fartura sem tamanho! Nosso país se torna o “celeiro do mundo”, fornecendo grão para todos os povos, respeitando a terra e gerando alimentos de qualidades para todos. Grãos e frutas compõem a fantasia. Meio agricultor, meio “espantalho”.

 
                                                         Ala: “Progresso Industrial”

O progresso caminhou e as riquezas tecnológicas surgiram! Da força de trabalho de nossa gente nasceu um rico parque industrial. O Brasil exporta seus produtos para o mundo todo e se orgulha da qualidade de sua tecnologia. Macacão e capacete se remetem a um uniforme fabril, que trás ainda engrenagens: simbologia industrial.

                                                              M/S e P/B: “A ciência”

O casal de mestre-sala e porta-bandeira desliza na avenida trazendo o pavilhão da escola representando o progresso da ciência do Brasil! Uma homenagem ao engenho de nossos pesquisadores, criadores de tecnologia. O verde cítrico invoca a energia, representada também por átomos por  toda a fantasia.


                                                          
                                                     Ala: “Biodiversidade genética”

O Brasil do futuro protege sua biodiversidade. Na floresta que reside um enorme patrimônio genético. O Brasil ostenta a maior  variedade de espécies animais e vegetais, o que garante um banco genético para humanidade. Tubos de ensaio representam o trabalho de pesquisa em laboratórios nacionais em busca de decifrar os mistérios da vida. 
 
                                                            Tripé: “O laboratório da vida”

Esse tripé representa um grande laboratório que trabalha com a pesquisa de nosso patrimônio genético , identificando, selecionando e classificando a variedade da biodiversidade brasileira. A fauna e a flora revelam aos olhos de nossos cientistas um mundo de riquezas sem fim.

 
                                                       Ala: “Índios com terras demarcadas”

No Brasil do futuro Brasilino vê a cultura dos povos indígenas preservada e as nações convivendo em harmonia, com posse de seus territórios demarcados e respeitados. Na coreografia, a ala representa um ritual indígena, formando um círculo na avenida.

                                                     Ala das crianças: “Mico-leão-dourado”

A ala das crianças trás micos-leões-dourados: símbolo da preservação de todas as espécies. Desde a grande floresta até os pequenos seres, toda vida tem seu valor. “Macaquinhos de macacão” vem brincando felizes com um grande cacho de bananas!
 
                                                            Ala: “Exuberante Fauna”

Toda a espécie tem sua importância para o equilíbrio do ecossistema do planeta, e o Brasil dá uma lição de preservação, garantindo a sobrevivência de toda sua fauna. A arara e a onça vem ao desfile representar toda a fauna do Brasil.
 
                                                                      Ala: “Exuberante Flora”

A mais rica variedade vegetal do planeta é representada nessa ala. Florestas, pantanal, cerrado: todos os ecossistemas do Brasil florescem livremente no futuro, livres da ambição do homem. Divididas em duas cores, a ala evolui mostrando a diversidade das cores de nossas belas flores.
 
                                             Carro 3: “Nossos bosques tem mais vida”

O terceiro carro representa o espírito da floresta, personificado na figura feminina de uma grande índia, que trás em suas mãos um tubo de ensaio de laboratório, como que uma guardiã do patrimônio genético de suas espécies. Araras saúdam o público; chefes guerreiros protegem a índia no alto da alegoria; jovens índias, filhas da floresta,
deslizam sobre vitórias –régias.  
 
                                      Destaque de chão: “Verde-esperança! O sonho é possível”

É verde a esperança de que no futuro teremos nosso grande manto de florestas preservado para as futuras gerações, para toda humanidade. A destaque trás as cores e as estrelas da Mocidade e da bandeira nacional: símbolo da esperança de toda nação.

 
                                                 Velha Guarda: “Brasilinos e brasilinas”

Nossa velha guarda representa todos os homens e mulheres que trabalham todos os dias para construir para seus filhos o Brasil dos sonhos de todos os brasileiros, carregando a bandeira nacional nas mãos e a Mocidade no coração.








Nenhum comentário:

Postar um comentário