sexta-feira, 1 de julho de 2016

Proposta de palco para abertura dos jogos olímpicos do Rio 2016


"Os Jogos de 2016, maior evento esportivo do mundo, estão se aproximando do Rio de Janeiro. Pensando nisso, o site CARNAVALESCO resolveu criar a série "Minha abertura". Convidamos carnavalescos de escolas de samba para criarem seus próprios protótipos de um carro alegórico, conjunto de fantasias ou algo que pudesse ser utilizado na abertura dos Jogos do Rio de Janeiro. A única regra geral é: carnavalizem!
O primeiro convidado é Jorge Silveira. Ele que fará sua estreia como carnavalesco da Viradouro no desfile de 2017 e também é membro da comissão de carnaval da Dragões da Real, em São Paulo. O artista recebeu a equipe do CARNAVALESCO na sua escola de desenho, que fica em Niterói. Num bate-papo descontraído, Jorge apresentou o seu protótipo para um palco na abertura dos Jogos.
Partindo do principio que os Jogos reúnem culturas do mundo inteiro, e a nossa própria cultura brasileira também é formada por diferentes referências, utilizei como isso base para desenvolver o projeto de um palco para a abertura. Tendo como referência a cultura africana, a cultura indígena e a cultura de origem europeia, que são as matrizes principais de formação da identidade nacional. Utilizei as referências dessas culturas e somei ainda a linguagem do arquiteto Oscar Niemeyer que é uma assinatura brasileira, da modernidade e da concepção artística brasileira para o mundo inteiro. Eu construí no conceito alguns totens, que fazem referência cultural do país, e somei a linha curva e poética, livre no espaço do grande mestre Niemeyer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário